sexta-feira, 15 de maio de 2015

Flores e livros

 Van Gogh . "Loendros" (1888) 
e um Livro de Zola . "A Alegria de Viver" (1884)

Romance and romanticism are of our time, and painters must have imagination and sentiment. Fortunately realism and naturalism are not free from it. Zola creates, but does not hold up a mirror to things, he creates wonderfully, but creates, poetizes, that is why it is so beautiful. So much for naturalism and realism, which are still connected with romanticism. 
Vincent Van Gogh . letter to Theo written some time in the fall of 1885>>

Sou considerado um escritor democrático, simpatizante do socialismo, mas não gosto de rótulos. Se quiserem classificar-me, digam que sou naturalista. Vocês espantam-se com as cores verdadeiras e tristes que uso para pintar a classe operária, mas elas expressam a realidade. Eu apenas traduzo em palavras o que vejo; deixo para os moralistas a necessidade de extrair lições. A Minha obra não é publicitária nem representa um partido político. A Minha obra representa a verdade.
Emile Zola

1 comentário:

Tempo & Solidão disse...

E se analisarmos bem, as coisas não mudaram muito desde aquela época. Ainda há pessoas sendo exploradas e não digo somente da classe operária, mas em escritórios e em qualquer tipo de serviço. Não é a toa que este cara ganhou reconhecimento mundial.