quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Joaquim Rodrigo


Aluenda - Tordesilhas (1976)



Vallauris-Perthus (1969) (Museu colecção Berardo)

Joaquim Rodrigo (1912-1997) foi um dos mais originais e excepcionais pintores portugueses de todos os tempos. Um daqueles raros artistas cuja obra se vai reinventando, valorizando e entendendo sempre mais com o passar do tempo.

Este homem fora de série, foi o Engenheiro Silvicultor responsável pela arborização do Parque de Monsanto e pela sua manutenção e acompanhamento durante cerca de 30 anos. Se a sua obra artística é importante e única, esta não é menos: Transformar 50 hectares de terras agrícolas desgastadas e de pouca qualidade numa mata cheia de árvores e de vida, é obra. Imagino que Joaquim Rodrigo acreditava que as árvores que plantou iam um dia ser veneráveis, mas infelizmente não é isso que acontece, notícias como estas, de que em poucos dias foram abatidas no Parque de Monsanto centenas de árvores, deixam-me em estado de choque.

Correndo o risco de me estar a repetir, volto a dizer que uma árvore é uma homenagem viva a quem a pensou, semeou e cuidou, as árvores do Parque de Monsanto eram uma homenagem ao grande homem que foi Joaquim Rodrigo. Como é a sua obra artística, mas essa felizmente é eterna.

Sem comentários: