segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mata do Buçaco


Magical Tree, originally uploaded by wauter de tuinkabouter.

A Mata do Buçaco está situada a 40° 33' N e 8° 28' W, a 40 km do litoral atlântico, no concelho da Mealhada, no extremo NW da Serra do Buçaco, também conhecida por Serra do Luso, Serra de Carvalho, Serra de Santo António e Serra do Cântaro, onde a montanha atinge a altitude de 547 metros na Cruz Alta e se inicia a inclinada vertente para o Luso. Tem um comprimento máximo de 1450 m e a largura máxima de 950 m entre a Porta de Sula e as Portas de Coimbra. O arboreto reveste majestosamente parte da porção do planalto próximo do cume da serra e a vertente para o Luso, estando cercado por um muro de 5750 metros de comprimento e 3 metros de altura, limitando uma área de 400 hectares.

1 comentário:

Conceição Xavier disse...

Parei aqui por um instante e deixei a memória voar...voar por sobre a mata do Buçaco, que para mim tem muito significado.
Há uns anos q não a visito; mas era um lugar encantador. E qto mais se ia lá, mais coisas interessantes aprendia-se.
Por falar em aprender,está a fazer anos que se deu a grande Batalha do Buçaco, onde mais uma vez o exército de Napoleão 'levou para contar'. Esse momento histórico é lembrado no espólio do Museu Militar local.Enfim, lugar com muito para dizer...