quarta-feira, 30 de julho de 2008

As flores do mês * Julho

Click sobre a imagem para ampliar

1 . 2 . 3
4 . 5 . 6
7 . 8 . 9

As flores de Julho vivem obcecadas pelo sol, só assim se justifica a escolha deste mês para florir. Verdadeiras adoradoras do sol, umas imitam-no na sua cor e formas; outras existem unicamente em função dele, nascendo ao amanhecer e morrendo ao pôr do sol; algumas são tão dependentes dele que seguem religiosamente os movimentos da sua rota diária pelos céus. Não menos obcecadas e atentas ao sol, mas com uma atitude mais cautelosa e até de algum respeito, algumas só revelam os seus encantos depois do pôr-do-sol e recolhem-se discretamente quando ele volta, são as flores da noite que surpreendentemente também escolhem o mês de Julho e as noites curtas para florir e lançar perfumes, no mínimo mágicos.


1 . Helianthus annuus
Os Girasóis, claro!
*
2 . Nerium oleander L.
Os Loendros são talvez as flores mais populares do mês, por alguma razão que me custa entender é, aparentemente, a flor mais utilizada em jardinagem na zona de Lisboa. Todas as suas partes são tóxicas, parece-me no mínimo curioso que árvores tão importante como o Teixo estejam, no nosso país, a ser cortadas, evitadas e consequentemente a desaparecer porque são tóxicas, enquanto os Loendros proliferam desta forma.
*
3 . Dahlia
São das tais flores vindas directamente do universo do realismo fantástico, ainda um dia gostava de cultivar Dálias e saber mais sobre elas, não há dúvidas é que a sua criação é de inspiração solar.
*
4 . Mirabilis jalapa L.
A flor da noite
*
5 . Sedum sediforme
Nas dunas.
*
6 . Hydrangea L.
As Hortênsias do meu jardim preferem florir na sombra, esta flor floresce aqui em Julho só para nos agradar, preferiria certamente locais mais frescos e húmidos como estes.
*
7 . Carlina vulgaris
Os Cardos também sabem imitar o Sol.
*
8 . Achillea ageratum
Na beiras das estradas.
*
9 . Campsis radicans (Flamenco)
Na varanda. O Verão não era Verão sem elas.


3 comentários:

Adriana Roos disse...

Aqui chamamos os Loendros de Espirradeira.
São tóxicas, por isso andaram cortando algumas aqui em minha cidade. Mas, cá entre nós, são lindas principalmente cheias de flores nao sao?

Anónimo disse...

amei essas flores principalmente por que sao do mes do meu aniversario!!!!!! BEIJINHOS?!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ADOREI AS FLORES SÃO LINDAS GOS TARIA DE VER MAIS