quarta-feira, 25 de junho de 2008

A Árvore que dorme

Albizia julibrissin . Lisboa

Podia aqui falar dos seus nomes comuns, Shabkhosb em persa e Nemunoki em japonês  que significam a Árvore-que-dorme, nomes dados por homens que olham para a natureza com olhos de ver. Podia aqui dissertar sobre o tempo, as estações e a contemplação da natureza e de como na poesia Haiku, nemunoki significa o verão que começa. Podia aqui preocupar-me com o facto de, as  árvores exóticas mais deslumbrantes virem muitas vezes a tornarem-se espécies invasoras. Podia aprofundar a razão de um outro nome comum, Mimosa, lhe ser erradamente atribuído em algumas partes do mundo.... Mas este Verão que me chegou abruptamente e me adormeceu o sistema nervoso não mo permite mesmo.

3 comentários:

gintoino disse...

Lindas!

papoila disse...

Este alinhamento está perfeito! Observo-o todos os dias...e acho sempre que é uma pena que não se possa invadir o espaço contíguo da Ex-Feira Popular e castigar de Albizias toda a área!

Anónimo disse...

Gente, tem uma árvore aqui perto de casa que nenhum especialista consegue descobrir qual é a espécie dela, ja tentei procurar na internet, mas parece que não tem, coloquei até em árvores extintas ou quase extintas mas nada, que exemplar é esse que eu tenho aqui?

é uma árvore não frutífera, tem folhas picadas, e as folhas encolhem enquanto anoitece ou chove! Ela é grande se não apodar!