segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Eterno Feminino

Castelo Branco . Jardim do Paço



Os Bordados de Castelo Branco, mais exactamente as colchas, que as meninas enclausuradas nas suas casas -umas apaixonadas, outras apenas entediadas- bordavam para cobrir o seu leito de núpcias, são fortissimos testemunhos de um universo, surpreendentemente rico e exclusivamente feminino.

Os materiais
O linho - Produzido artesanalmente na região -, A Seda Natural, Os Corantes naturais - de origem animal e vegetal -

"Uma espécie de cochonilha (a cochonilha do carmim ou cochonilha dos tintureiros) era usada na preparação de um corante para as sedas do bordado de Castelo Branco. Mas a maior parte dos corantes usados eram de origem vegetal. De novo, os jardins são um elemento imprescindível para concretizar a colcha do amor.
(...) usavam a casca de cebola (Allium cepa), a casca verde de noz (Juglans regia), a erva ruiva (Rubia tinctorium), os lírios roxos e amarelos (Iris), a papoila vermelha (Papaver Rhoeas), o agapanto (Agaphantus africanus), o ciano (Centáurea cyanus), as folhas de chá (Camellia sinensis), entre outros corantes de origem vegetal. (...) o pau campeche (Haematoxylon campechianum), o indigo (Indigofera tintoria), o pastel (Isatis tinctoria), entre outros e também a cochonila, de que já falámos (animal tintureiro – Dactylopius coccus)"
 daqui

Os Temas e os símbolos
 Natureza (jardim), Destino,  Amor

"A rapariga semeia nesse seu Jardim, que a mãe lhe ensina a cuidar, o cravo e o lírio, que representam o amor do homem e o amor da mulher. Aliás, o cravo (dianthus caryophyllus) está associado ao planeta Sol e ao elemento fogo e é tido como fonte de grandes energias em rituais, quando usado como incenso; Já o lírio (Íris) está associado a Vénus e ao elemento água, e é usado em feitiços de amor, banhos e incensos.
(...)
Se o namoro ainda não é autorizado, um pássaro pode simbolizar o namorado. A alcachofra simboliza a certeza do amor, os miosótis são beijos, as gavinhas são abraços, a hera significa a saudade do amor ausente. Se o namoro já vai avançado, já se pode cultivar no jardim a albarrada, ramos de flores que partem de um único pé e que podem estar contidos num vaso, para representar a família, o cacho de uvas simboliza a sua unidade e a romã a fertilidade desejada. O galo representa a autoridade, que então, a rapariga reconhecia ao homem, como chefe da família; a ave bicéfala representa a união pelo amor; algumas vezes tem um coração que as une.

A árvore da vida é, em si mesma, um símbolo completo, associado ao cosmos em toda a sua extensão. Nas colchas de Castelo Branco é um hino à exuberância da vida, vegetal e animal, exibindo as suas raízes que suportam todos os abundantes símbolos distribuídos harmoniosamente pela árvore, sempre numa policromia exuberante. Conjuga a fertilidade e a abundância, " daqui

2 comentários:

Dama do Lago disse...

Mas que interessante :)

Espera-se que estas tradições e símbolos nunca caiam no esquecimento.

DE LOS GUSTOS Y LOS CAMINOS disse...

Escribo desde Extremadura, España. Estamos trabajando en un reportaje sobre CAstelo Branco para la revista Vivir Extremadura. Me gustaría saber si me podían enviar alguna fotografía de bordados de Castelo Branco para publicar.
Muchas gracias.