terça-feira, 27 de março de 2007

Identidade

Liriodendron tulipifera
As novas folhinhas não deixam dúvidas, a árvore que há alguns dias era (para mim) uma desconhecida é um Tulipeiro.
Difícil explicar o porquê desta minha necessidade de saber o nome das plantas que se cruzam no meu caminho, acho que é assim uma espécie de cusquice vegetal, uma snobeira verde, esta mania de lhes conhecer os nomes, falar delas, elogiar as vestimentas de Primavera, a elegância invernal, as suas relações familiares... Quase como se pertencêssemos ao mesmo meio ou como se porventura eu fosse uma delas.
Na verdade a minha relação com as plantas é de uma enorme superficialidade, encanto-me com a sua beleza, inspiro-me com as suas cores, deleito-me com os seus odores e conheço-lhes os nomes, mas estou muito longe de as entender profundamente como aqueles que dedicaram vidas inteiras a essa actividade. Isto para dizer que este blog não tem pretensões didácticas, que todas as identificações de plantas que aqui são feitas estão sujeitas a rectificação e que não me devem levar demasiadamente a sério.

3 comentários:

Adriana Roos disse...

Gosto de ler teu blog, e esta mensagem foi realmente muito interessante. Também tenho esse amor pelas plantas, essa curiosidade de lhes saber os nomes, de fotografar, enfim, de comunicar o quanto eu gosto de alguma forma.
Também não sou conhecedora profunda nem dedico minha vida a isto, mas gosto delas.
Como gosto da maioria dos animais.

Sem pretensões didáticas, escreves muito bem! Abraço e um cheiro como diz o povo da Bahia ´- Brasil!

Miguel Jorge disse...

Obrigado pelos nomes ads plantas que vais transmitindo no teu blog.Belas fotos.Vou voltar sempre.

Paulo disse...

Sempre era o Liriodendron. Vi há dias umas árvores em Telheiras, não faço ideia do que possam ser... Pensei na laranjeira do México, Choisya ternata, mas não me parece bem. Tal como o Miguel, também vou voltar sempre.