quinta-feira, 27 de abril de 2006

O Presidente e os cravos

Vamos ser razoáveis, todos nós já conhecíamos o senhor. Já todos deviam saber que ele não gosta de flores! Não gosta nem nunca há de gostar, homens daqueles desprezam as flores e tudo o que elas simbolizam se os Portugueses quisessem um presidente com cravo na lapela deviam ter votado noutro candidato.

Mas a insensibilidade de um presidente não deve questionar os símbolos históricos de um país, a revolução ficou mundialmente conhecida como a Revolução dos Cravos, eu acho lindo uma revolução com nome de flor é uma imagem belíssima para a história de um país.

Não tenho a mínima idéia de qual vai ser o papel do Presidente Cavaco na história de Portugal, mas espero sinceramente que a Revolução de Abril seja lembrada como a Revolução dos Cravos, que a história da florista que em plena revolução distribuiu cravos pelos soldados na baixa de Lisboa seja contada a todos os meninos e que as imagens das flores nos canos das G3 lembrem ao mundo inteiro que no dia 25 de Abril de 1974 em Portugal se fez uma Revolução sem violência.

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Rainhas da Noite


Qualquer criança sabe que as flores podem sem nenhum tipo de problema, ter todas e quaisquer cores possíveis de imaginar, podem florir nas mais estranhas e improváveis formas, gerar pequenas princesas das flores no seu interior e muitas outras coisas que tornam a vida bastante mais interessante.
A partir de uma certa idade a maior parte das pessoas deixa pura e simplesmente de acreditar nas coisas bonitas que não vê, (como se a beleza só existisse no exterior e nunca dentro de nós).
Não me lembro quando é que comecei a duvidar da existência das Tulipas pretas, mas confesso que me aconteceu... No entanto elas existem, e eu prometo que não volto a duvidar de que com as flores tudo é possível.

terça-feira, 25 de abril de 2006

Na terra das flores

Tulipas em Keukenhof

Jacintos em Keukenhof

sexta-feira, 21 de abril de 2006

Ochna serrulata

Ochna serrulata
Fruto no Verão

Ochna serrulata

Floração na Primavera

Este é um arbusto muito decorativo, resistente e de fácil manutenção, por essas e talvez outras razões, todos os jardins deviam ter um, a verdade é que o único que conheço está no meu jardim e eu vi-me grega para encontrar o seu nome, ontem fiz um apelo no flick e uma alma caridosa disse-me o nome do dito, assim pude encontrar preciosa informação sobre a forma de reprodução, logo que consiga descendência dou notícias.

quarta-feira, 19 de abril de 2006


"A rosa é sem porquê. Floresce por florescer. Não dá atenção a si mesma, nem pergunta se a vêem."
Angelus Silesius 1624 . 1677
místico alemão

terça-feira, 18 de abril de 2006


Armeria welwitschii

Raiz-divina

Armeria welwitschii (Raiz-divina)

Fiquei encantada quando encontrei esta enorme colónia de Armerias na praia da foz do Lizandro (Ericeira). São de um rosa bastante mais pálido do que a Armeria maritima que é comercializada para jardinagem o que me fez pensar que podiam ser Armeria pseudarmeria (Cravo-romano), uma espécie em perigo. Infelizmente não são, as folhas da espécie em perigo e restrita à zona de Sintra e Cabo da Roca, tem folhas mais largas e flores ainda mais claras, mas serve para nos lembrar que colónias destas são parte do nosso património e devem ser cuidadosamente preservadas.
Não sei qual a origem do nome comum Raiz-divina, mas parece-me evidente que tem a ver com a capacidade que esta planta tem de se desenvolver desta forma magnífica em solos áridos e climas marítimos.

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Aesculus x carnea
Hoje uma flor deste magnifico Castanheiro-da-Índia deixou-se fotografar.

domingo, 16 de abril de 2006

Wisteria sinensis

Prunus "Pink perfection"
De volta e com boas cores

quinta-feira, 6 de abril de 2006


De partida para férias

domingo, 2 de abril de 2006

(Via)ESPLANAR: Carta Aberta a José Sá Fernandes

Lisboa cada vez mais cinzenta